Sabemos que por conta do processo produtivo da zona rural, é comum que agricultores e pecuaristas tenham altos custos mensais com energia elétrica.

Esse alto valor torna-se um problema quando o dono da propriedade deixa de investir em melhorias na sua cadeia de produção, pois a fatura energética acaba roubando grande parte do faturamento. Porém com o advento e a maior acessibilidade da energia solar, muitos produtores rurais vêm aprendendo que com instalações solares, em pouco tempo o investimento se paga e daí em diante os lucros passam a aumentar.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR EM ÁREA RURAL

A energia proveniente da luz solar tem muitas vantagens (confira as vantagens aqui), mas dessa vez separamos alguns pontos positivos especificamente na região rural.

1)    Redução de gastos 

Nos últimos tempos as tarifas energéticas tem ficado cada vez mais caras, tornando-se inclusive superiores à inflação. Portanto, investir em um sistema sustentável, é uma ótima solução.

2)    Fonte de energia limpa e inesgotável

Além de diminuir os gastos com contas de energia, a energia solar é totalmente limpa. Ajudando portanto a preservar o meio ambiente e tornando sua produção ainda mais sustentável.

3)    Espaço suficiente para implantação

É comum que na zona urbana as pessoas tenham mais dificuldade em acomodar todo sistema em um pequeno espaço. Na zona rural normalmente não há esse problema, pois há espaço suficiente para projetar e implementar todos os equipamentos.

4)    O preço mais acessível

Com o desenvolvimento da tecnologia, há uma diminuição de 75% no valor do sistema registrado nos últimos dez anos. Portanto, o custo dessa tecnologia está em constante queda para atender às necessidades do pequeno e médio agricultor.

5)    Linhas de financiamento

A fim de  tornar a energia solar mais acessível à zona rural, existem opções de financiamento para a compra e instalação de sistemas fotovoltaicos. Para mais informações sobre esses créditos, entre em contato conosco.

PARA QUE SERVE A ENERGIA SOLAR NO CAMPO?

É muito comum que as pessoas associem a energia solar com o funcionamento de aparelhos eletrônicos como televisão, ar condicionado, lâmpadas e etc. Porém ela pode ser muito usada para atividades rurais também, veja exemplos de utilização:

  • Auxilio no próprio processo produtivo
  • Bombeamento de água
  • Irrigação
  • Refrigeração
  • Cercas elétricas
  • Telecomunicação
  • Ferramentas e equipamentos que necessitam de energia

Além de ter essas utilidades e algumas outras, a energia solar auxilia na diminuição da conta, para que se possa investir em áreas de maior necessidade para o crescimento da produção.

COMO ACONTECE A INSTALAÇÃO EM PROPRIEDADES RURAIS

Muito semelhante à zona urbana, a instalação de um sistema de energia solar para zona rural conta com painéis fotovoltaicos, inversor, disjuntores e cabeamentos.

  1. Os painéis solares (módulos fotovoltaicos) são instalados normalmente no telhado do seu imóvel para captação e conversão de luz solar em energia elétrica;
  2. A energia gerada é levada para um inversor  que converte em energia pronta para o consumo rural;
  3. Por fim, você deverá homologar a instalação das placas solares junto à distribuidora local. Ou Utilizar o sistema off-grid que não necessita de acesso a rede. (Veja sobre o sistema off-grid nesse artigo).

Uma condição comum a todo produtor rural é o alto custo com energia elétrica na sua produção diária. Não deixe de considerar o investimento em energia solar! Entre em contato para que possamos conversar e passar a melhor alternativa para sua propriedade.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *