A energia solar vem ganhando muito espaço no  mercado mundial e brasileiro nos últimos anos. O modelo que usa da luz do sol para gerar energia está sendo adotado cada vez mais por pessoas que conseguem enxergar suas vantagens

Com a visível busca pelo modelo e a fim de sanar o dilema da escolha por esse tipo de energia, escrevemos esse artigo para que fique claro as vantagens e desvantagens das placas fotovoltaicas

VANTAGEM ECONÔMICA

Quando falamos de energia solar, é impossível não falar de sua vantagem econômica em relação aos outros modelos.

A energia solar é considerada a energia renovável mais barata do mundo. A começar por sua fonte primária (o sol) que é gratuita, ela também possui uma necessidade de manutenção muito inferior em comparação aos outros modelos.

Sabemos que se projetada e instalada da forma correta, as placas fotovoltaicas são capazes de gerar uma economia de até 95% para o dono da residência, comércio, indústria ou propriedade rural. Além disso, todas essas vantagens traz por consequência a valorização do imóvel, já que em uma situação de venda ou aluguel, a conta de energia no final do mês chegará muito reduzida.

É importante citar também o tempo de retorno do investimento que normalmente se faz de três a cinco anos, isso significa que a partir daí, todo dinheiro seu “gasto” com o sistema já foi dissolvido e daí em diante o esquema solar passa a trazer retorno.

VANTAGEM AMBIENTAL

Outro ponto que não pode deixar de ser abordado ao falar das vantagens da energia solar é a sua excelência ambiental.

Dentre os tópicos favoráveis ao meio ambiente podemos citar:

  • Possui uma fonte de energia renovável: isto é, a origem do sistema, que é o sol, é uma fonte inesgotável, diferente de muitos outras formas de energia que acabam alterando inúmeras cadeias do ecossistema para fazer acontecer sua produção.
  • Vida útil elevada: Um sistema de energia solar, quando bem projetado e instalado, pode durar cerca de 25 anos. Isso contribui para a diminuição da geração de resíduos e consequente poluição do meio.
  • É uma energia limpa e sustentável: Energia sustentável é a energia obtida a partir de recursos inesgotáveis, e por definição, é a energia que atende às necessidades atuais sem comprometer a vida das gerações futuras. Além disso é um modelo que não gera poluição atmosférica e tampouco sonora.

VANTAGEM EXECUTIVA

Com o acompanhamento de uma empresa especializada e com materiais de qualidade, a instalação de um sistema de energia solar pode ser realizada de maneira rápida e simples. Além de uma instalação facilitada, normalmente não se têm problemas com a localização das placas, podendo ser implantadas em residências, estabelecimentos comercias, indústrias e propriedades rurais de forma prática e eficiente.

Outra vantagem no âmbito executivo é o fato de ser um sistema compacto, utilizando normalmente um espaço que não teria um uso eficiente como telhado. Além disso, o que poucas pessoas sabem é que pode ser utilizada em áreas que não possui acesso direto a rede elétrica (normalmente em áreas rurais), pois permite que o consumidor produza sua própria energia elétrica a partir da geração distribuída.

DESVANTAGENS

Como qualquer modelo, a energia solar também possui suas desvantagens. É factível que mesmo tendo um retorno relativamente rápido, é um sistema que tem um valor de aquisição inicial maior. Mesmo assim, com cada vez mais pessoas se especializando e aprendendo sobre, esse valor tem diminuído e se tornando mais acessível a população.

Outra desvantagem é que a energia com placas fotovoltaicas possui geração intermitente. Isso quer dizer que durante o dia ela produz energia, mas durante a noite não. Apesar disso, a geração acaba compensando essa pausa se for projetada e instalada da forma correta.

Ter em mente as vantagens e desvantagens da energia solar é um passo importante para decidir pela adoção ou não. Mas é claro que no final das contas, o que realmente vai te levar à decisão é ter a sua disposição uma empresa especializada que vai te oferecer um orçamento que esteja de acordo com suas capacidades, tornando possível aproveitar ao máximo a energia solar. Entenda como se dá o funcionamento desse tipo de energia clicando aqui.

Está pensando em adotar as placas solares para seu empreendimento, residência ou propriedade rural? Nós da CM Solar estamos dispostos a marcar uma conversa para tirar suas dúvidas sobre o modelo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.