Sabemos que muitas pessoas tem duvida sobre o funcionamento do Sistema Fotovoltaico durante a noite. A resposta, infelizmente, é negativa. A Energia Solar, depende unicamente do sol. É por essa razão que, seu pleno funcionamento se dá com dias limpos e sem nuvens.

Em lugares que a única fonte de energia é a fotovoltaica, é necessário que o gerador tenha um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento de energia que será utilizado no período noturno. Já em locais onde existe fornecimento de energia elétrica por parte da rede de distribuição pública, não é necessário conectar as baterias ao sistema fotovoltaico, porque nos dias chuvosos e durante a noite, a concessionária pode fornecer energia elétrica e suprir a necessidade do consumidor.

Por outro lado, na prática, os painéis solares acumulam energia ao longo do dia. Essa energia é excedente, ou seja, além do necessário para o funcionamento diurno do sistema. Como consequência, a energia é acumulada e usada durante a noite, o que compensa os períodos onde o sistema não opera.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.