Se as placas solares produzem energia a partir da captação direta da luz solar, você já parou para pensar em como a sujeira pode afetar a taxa de produção? E com que frequência as placas devem ser limpas? Vamos responder essas e mais algumas dúvidas adiante:

É inevitável que a sujeira nos painéis não apareça. Invariavelmente, o pó e a poluição vão atingir as placas. Ainda mais em cidades grandes ou em locais industriais. Outro tipo de sujeira que é menos comum, mas que pode minar a produção de energia é a causada por aves.

Essa sujeira, que se acumula ao longo do tempo, impede que a luz solar chegue de maneira limpa até as células dos painéis, e sim, se não forem retiradas, elas podem diminuir a taxa de energia gerada. De acordo com o laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL) essa perda pode chegar até 25% em alguns casos.

Apesar de ser um fator a ser considerado, é uma das causas de diminuição de captação mais fácil de ser corrigida. Basta uma simples e subjetiva visualização dos painéis para perceber se merecem uma limpeza. Aliás, se feita com uma boa frequência, nem precisa ser uma super limpeza. Mas qual seria essa frequência? Depende muito da sua localidade. Para as placas estão localizadas em uma cidade com muita poluição, e que não tenha tanta chuva, nós da CM Solar indicamos que a limpeza seja feita a cada semestre. Agora, caso seja uma cidade mais interiorana e que tenha uma certa recorrência de chuva, essa limpeza pode ser feita anualmente.

Como você pode perceber na maioria das vezes, a própria chuva fará um excelente trabalho de limpeza dos painéis solares.

E como devemos limpar os painéis? Eu mesmo já falei que os painéis não necessitam uma super limpeza com produtos químicos especiais e difíceis de encontrar. Basta, muitas vezes, um pano molhado com produtos comuns para retirada de pó e sujeira. Não indicamos o uso de espátulas, pois isso pode acabar riscando e afetando a captação dos painéis.

Agora, tome cuidado. Os painéis ficam em locais elevados e você só deve fazer essa limpeza sozinho caso tenha os equipamentos de segurança para fazê-la. Em casos de não conseguir fazer essa limpeza no chão ou de forma segura, indicamos que chame alguém que tenha especialidade em trabalho em altura.

A CM Solar é especializada em projetos e instalação de energia solar aqui no interior do Paraná e de São Paulo. Se está pensando em adotar o modelo de geração, não deixe de entrar em contato.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *