QUAIS SÃO OS TIPOS DE PAINÉIS SOLARES? - CM Solar Engenharia

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PAINÉIS SOLARES?

Para projetar um sistema fotovoltaico, é necessário conhecer os tipos de painéis solares. Afinal, cada um deles tem uma relação de custo beneficio distinta e que pode ser utilizada em cada projeto. Um painel solar escolhido ao acaso pode não só deixar de gerar a energia esperada, como representar contratempo em caso de substituição.

Um painel solar, também chamado de placa ou módulo, é parte de um sistema que tem como função captar a luz do sol e, a partir disso, transformá-la em energia elétrica. O que diferencia um do outro é, basicamente, o material utilizado em sua construção. É isso que o torna mais ou menos eficiente em converter a energia solar em elétrica. Além da eficiência, cada um desses materiais se diferencia em termos de custos. Veremos a seguir:

1. Células fotovoltaicas orgânicas (OPV)

Os painéis feitos com OPV são fabricados por meio de um processo conhecido como Roll to Roll e sua eficiência estimada é de até 11%. A impressão das células fotovoltaicas orgânicas acontece em um material que, além de flexível, é mais leve e tem maior transparência. As células solares orgânicas são compostas de um tipo de polímero que é produzido com técnicas de eletrônica orgânica. Essa ramificação da eletrônica mescla moléculas orgânicas aos compostos sintéticos, de modo que favoreçam a absorção da luz solar e o seu posterior carregamento. Como vantagem, a tecnologia apresenta um custo um pouco mais baixo, graças à maior disponibilidade dos insumos usados na sua fabricação.

2. Fotovoltaico de silício monocristalino

Já os painéis de silício monocristalino são, atualmente, os líderes de mercado no segmento de placas fotovoltaicas. A principal razão para isso é a sua maior eficiência quando comparados com os outros tipos de painel. São módulos do tipo Mono Perc, o que quer dizer que passam por um processo de refinamento que confere maior transparência e alinhamento do cristal que compõe a placa.

3. Filme fino

Por sua vez, os painéis de filme fino estão em um patamar de geração energética um pouco mais baixo. Estima-se que essas placas apresentam uma eficiência em torno de 7% a 13%. Os painéis de filme fino podem ser produzidos a partir dos seguintes tipos de material: cobre, índio e gálio seleneto (CIS / CIGS), silício amorfo (a-Si), células solares fotovoltaicas orgânicas (OPV) e telureto de cádmio (CdTe).

4. Fotovoltaico de silício policristalino

Hoje, o principal concorrente dos painéis monocristalinos são os de silício policristalino. Embora o nome até cause a impressão de que eles são mais poderosos, na verdade, sua eficiência energética é ligeiramente menor, chegando a, no máximo, 18%. Ainda assim, são uma opção para quem quer ter a eficácia do silício, mas pagando um preço um pouco mais baixo.

5. Silício amorfo (a-Si)

Uma curiosidade sobre as células de silício amorfo é que, durante muito tempo, elas foram utilizadas para gerar energia para pequenos equipamentos, como calculadoras. Contudo, a evolução da indústria fotovoltaica permitiu que esse composto pudesse ser usado na produção de placas de grande porte, cuja eficiência estimada está entre 6% a 9%.

6. Seleneto de cobre, índio e gálio (CIS /CIGS)

O filme fino, como vimos, é uma técnica de fabricação de painéis solares que utiliza diferentes materiais. Dentre eles, a trinca cobre, índio e gálio, mais conhecida pelas siglas CIS ou CIGS, é a que apresenta maior eficiência energética, em torno de 9% a 12%, podendo até chegar a 13%. Uma vantagem desse tipo de placa é conter menos cádmio, um material considerado tóxico.

7. Telureto de cádmio (CdTe)

Falando em cádmio, é desse mineral que são compostos os painéis do tipo CdTE. Ele é tóxico se manipulado em condições não ideais. Quando se trata de energia fotovoltaica, eles têm eficiência moderada, trabalhando na faixa entre 9% e 16%.

            Diante da variedade de módulos solares, ficou mais fácil entender o funcionamento de cada um e aumentar a chance de acertar na escolha para o seu projeto. Com essas informações em mãos, você tem o conhecimento adequado. Mas fica tranquilo, pois a CM Solar & Engenharia sempre pensa no melhor sistema para a sua residência ou empresa.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *