No último dia 29 de novembro, o Canal Solar, realizou um webinário com Ramon Nuche, Diretor Latam da AE Solar, e Eduardo da Silva, agente de relacionamento da Helte. Na oportunidade, citaram que as placas solares com alta potência estão entrando com tudo no mercado da Energia Solar, porém, frisam que quanto maior a potencia da placa, maior é o seu tamanho e peso.
Por isso, alguns engenheiros capacitados não gostam de utilizá-los, devido aos telhados do nosso país, não terem suporte adequado para isso ou áreas mínimas recomendadas. Com isso, muitas empresas novas estão oferecendo esse tipo de serviço sem ter o conhecimento técnico, dizendo que, quanto maior a potência, o painel solar seria melhor.
Ramon e Eduardo citam que além do risco que um projeto instalado de qualquer maneira oferece, ainda temos, a segurança dos instaladores, a integridade estrutural do telhado e o perigo de causar incêndios devido a correntes elétricas elevadas. “Os módulos de potência maior tendem a ser muito mais pesados. Um painel solar de 550W, por exemplo, tem cerca de 32 kg enquanto um de 460W da AE Solar tem 24 kg. No Brasil, onde há muitos telhados e casas antigas, essa multiplicação de peso é mais difícil suportar, podendo ocasionar acidentes”, afirmou Silva.
Ainda, Nuche diz que, quando um cliente apresenta uma limitação de área ou peso em um telhado, o ideal é utilizar mais módulos menores e de mesma eficiência em relação aos módulos de grande porte. “O que vai acontecer na prática é que, conforme o recorte do telhado, será possível colocar mais painéis solares de menor dimensão. No fim, acaba-se colocando mais potência dentro desta mesma área”, comentou. No fim, concluíram que, o cliente não quer saber se o modulo é mais eficiente ou não, e sim, se a conta de luz está abaixando ou não.
Para que não ocorra nenhum tipo de problema na hora da instalação, é importante que o cliente contrate uma empresa capacitada no mercado e que a empresa tenha um engenheiro civil em colaborativo junto aos projetos fotovoltaicos, para realizar um estudo estrutural sem causar dor de cabeça futuramente na residência ou comércio.
Sem comentários