A Energia Solar é uma tecnologia relativamente nova, por isso ainda há muitas informações a serem esclarecidas. E nada melhor que falar com quem entende do assunto, né? Nós reunimos mitos e verdades sobre Energia Solar e vamos esclarecer o que é real ou não.
1. “A energia solar só vale a pena se o local consome muita energia elétrica”
MITO. Esse é o primeiro questionamento da lista: será que realmente vale a pena instalar um sistema fotovoltaico em locais com pouco consumo? Para quem acredita que esse tipo de investimento só pode ser feito por empresas ou indústrias, essa teoria não é verdadeira. Isso porque a solução é facilmente instalada em residências, possibilitando uma redução de até 95% nas contas de luz.
2. “A energia solar é um recurso abundante no Brasil”
VERDADE. Todos sabemos que o Brasil é um país tropical, com muito sol e clima quente na maioria das regiões. E são esses fatores que fazem com que o mercado de energia solar no Brasil tenha tanto potencial para o investimento crescente desse tipo de tecnologia.
Em termos de comparação, a região brasileira menos ensolarada é capaz de produzir mais energia que a região mais ensolarada da Alemanha, cujo clima é mais ameno, um dos líderes na utilização dessa energia limpa e sustentável.
3. “Os painéis solares não são capazes de produzir energia no inverno?”
MITO. Esse talvez seja o maior mito de todos. Muitos pensam que o dia precisa estar ensolarado e bem quente para que os painéis possam gerar energia, contudo isso não é verdade. As placas fotovoltaicas utilizam a incidência dos raios ultravioletas, presentes todos os dias, independente da estação do ano ou clima.
4. “É preciso solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico?”
VERDADE. Antes de pensar em instalar placas solares no seu imóvel, é preciso solicitar a autorização junto à concessionária de energia da sua região. Os engenheiros e técnicos responsáveis, depois de passar todas as informações ao cliente, são os responsáveis por fazer essa solicitação.
5. “A instalação só pode ser realizada em determinados tipos de telhados”
MITO. A verdade é que a instalação pode ser feita em telhados, incluindo as opções de telha metálica, de fibrocimento e até mesmo a de cerâmica, solo (terrenos com espaço suficiente), cobertura de estacionamentos (carport solar) e até mesmo em açudes (usinas flutuantes).
Essa versatilidade ocorre por conta dos diferentes tamanhos dos sistemas e estruturas de fixação variadas, que podem ser instalados conforme os materiais compatíveis, facilitando a aplicação dos painéis.
Sem comentários