Um projeto de energia solar realizado com o mapeamento com drones e processamento de imagens segue as mesmas etapas dos projetos tradicionais. A maior diferença é que essas duas tecnologias ajudarão a otimizar (e muito) o seu trabalho e o da equipe de instalação. O drone será responsável por mapear toda a área de interesse do projeto, capturando os dados visuais para a criação de um mapa acurado e com medidas que correspondem às medidas reais.
Vamos te apresentar cinco motivos para usar o drone em um projeto de Energia Solar.
- Aumento de 98% na precisão de projetos de Energia Solar:
– E como isso é possível? Com o mapeamento com drones. Após o voo e o processamento de imagens, as fotos de drone se tornam um mapa georreferenciado. Isso quer dizer que cada centímetro dentro da imagem que aparece em sua tela é idêntico à realidade, possibilitando o cálculo de áreas e medições online.
2. Mais produtividade:
– Pense que, a cada novo projeto, um grupo de operadores precisará se deslocar até a área e executar medidas do teto de uma residência ou empresa. A depender das dimensões do lugar, isso poderá levar horas e necessitar de vários funcionários. Com a utilização de um drone, toda essa etapa pode ser concluída em minutos. Assim, o tempo de execução do projeto será muito menor.
3. Aumento na rentabilidade:
– Ao entregar um projeto de energia solar mais eficiente e em menos tempo, naturalmente o mercado passará a reconhecer esse diferencial e “recompensará” a sua empresa por esses atributos. O mercado de energia solar ainda é insipiente. Assim, uma empresa que apresenta as características acima pode, com tranquilidade, tornar-se referência e captar projetos cada vez mais rentáveis.
4. Redução de acidentes de trabalho:
– Com efeito, sabemos que a fase de projeto, em muitos projetos, exige trabalho em altitude. Rotineiramente, ele acontece para obtenção de medidas. Assim, há um risco muito grande associado a essa atividade.
Ao utilizar drones, esse risco é reduzido a zero. O operador poderá, inclusive, obter as medidas à distância. Não há a necessidade nem de entrar na propriedade ou prédio, caso o operador prefira.
5. Fluxo de trabalho:
– Para realizar as medições manuais e a instalação de painéis solares são necessárias diversas equipes capacitadas. Para isso, além do tempo gasto com as atividades de rotina, também são necessárias capacitações. Já com os drones é preciso apenas um técnico operador por projeto para realizar o mapeamento. Após o voo, basta fazer o upload das imagens na plataforma de processamento e em 10 cliques o ortomosaico já está pronto para uso. Assim o fluxo de trabalho se torna mais preciso, prático, transparente e escalável.
Sem comentários