Um sistema on grid é um modelo de energia solar fotovoltaico ligado à rede elétrica. Como o nome sugere (“on grid”, em inglês, significa “na rede”), é ele que conecta o sistema gerador de energia solar à rede de distribuição.

A partir daí, a unidade entrega o excedente energético que não foi utilizado por ela. A ideia é que, com o on grid, a companhia elétrica converta em créditos o excesso de energia solar gerado pela unidade. Nasce aí o benefício mais popular da energia solar: a economia mensal na conta de luz pode chegar a 95%.

Os sistemas on grid, contudo, não são capazes de funcionar ou gerar eletricidade durante uma queda de energia na rede elétrica devido a razões de segurança.  Isso acontece porque os apagões geralmente ocorrem quando a rede elétrica é danificada. Nesse caso, se o inversor solar ainda alimentar a eletricidade em uma rede danificada, isso colocaria em risco a segurança das pessoas que consertam as falhas na rede.

Assim como todo sistema fotovoltaico, o on grid transforma a energia solar em corrente contínua (CC) captada por painéis em energia em corrente alternada (CA), que é a utilizada tradicionalmente nas unidades consumidoras. O conjunto de módulos fotovoltaicos é ligado a micro inversores ou inversores, que, por sua vez, são conectados a um relógio bidirecional e à rede elétrica. Para executar esse tipo de instalação, é preciso ter um projeto feito por um especialista e aprovado na concessionária de energia.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *