Nos últimos anos, a energia solar conquistou seu espaço de forma ampla. Com isso, novas usinas dedicadas a este modo de produção de energia estão sendo desenvolvidas em todo o mundo. Algumas delas impressionam por sua grandeza.

Neste artigo vamos mostrar 5 das potências que vêm liderando a lista de maiores usinas solares do mundo. Confira:

5º lugar: Tengger Desert Solar Park

O Tengger Desert Solar Park é a quinta maior usina fotovoltaica do. Ela está localizada em Zhongwei , na  China. Apelidado de ‘Grande Muralha Solar’, cobre 1.200 km dos 36.700 km do deserto de Tengger, ocupando 3,2% da região árida. A construção foi iniciada em 2012 e a usina iniciou sua operação em 2017. Com uma potência de 1,547MW, o parque solar fornece energia verde para mais de 600.000 residências.

4º lugar: Benban Solar Park 

Benban Solar Park é uma central fotovoltaica com uma capacidade total de 1650  MWp que corresponde a uma produção anual de cerca de 3,8 TWh. Ele está localizado em Benban, no Egito, a aproximadamente 650 km ao sul do Cairo. Com uma obra relativamente rápida, de praticamente um ano e meio, e de custo de construção de US $ 4 bilhões, Benban é atualmente a quarta maior usina de energia solar do mundo.

3º lugar: Pavagada Solar Park

O Pavagada Solar Park também conhecido como Shakti Sthala, é um complexo solar que abrange uma área de 53 km² e com capacidade de 2 GW desenvolvido em Pavagada, distrito de Tumkur, na Índia. O projeto compensará aproximadamente 578.631 t de emissões de dióxido de carbono por ano.

2º lugar: Huanghe Hydropower Golmud Solar Park

A China possui mais uma usina nesse top 5. Dessa vez localizada em Qinghai, a segunda maior usina solar do mundo conta com uma capacidade de 202,9 MW. O projeto inclui uma linha de energia de 800 kV de quase 1.600 quilômetros para a transmissão da eletricidade para o leste. A maior usina de energia solar da China, que custou US $ 2,2 bilhões, faz parte de um complexo planejado de energia renovável de 16 GW.

1º lugar: Bhadla Solar Park

A China não é a única a ocupar duas posições dentre as 5 maiores usinas solares do mundo. Além de ocupar a terceira colocação, a India fica em primeiro nesse ranking com a usina de Bhadla. Com uma potência de 2,255 MW distribuída por uma área total de 5.700 hectares. O projeto foi iniciado em 2015 e construído em quatro fases, principalmente com a missão de ajudar o País a obter 17% de sua energia a partir da fonte solar.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *