
Compreender o funcionamento da energia solar é um passo importante para tomar a decisão de adotar o modelo. Este artigo tem como objetivo explicitar como funciona a energia solar afim de lhe ajudar na escolha da melhor opção para seu empreendimento, residência, indústria ou propriedade rural.
Sabemos que existe mais de uma forma de gerar energia a partir do sol, alguns exemplos são: energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia heliotérmica. Hoje iremos voltar nossos olhos mais para a fotovoltaica, que é uma ótima opção para economia na conta de luz, além de ser uma energia alternativa, renovável e limpa
O sistema fotovoltaico utiliza os, cada vez mais conhecidos, painéis solares para captar a luz e gerar correntes elétricas contínuas a partir do efeito fotovoltaico. Depois, de forma simplificada, essas correntes são convertidas para correntes alternadas pelo inversor solar, e então, a eletricidade está pronta para ser distribuída.
Mas vamos olhar com mais calma para esse processo.
O QUE É O EFEITO FOTOVOLTAICO?
O efeito fotovoltaico nada mais é do que a transformação da energia proveniente do sol em eletricidade, sendo esta conversão conseguida através de células fotovoltaicas.
A luz solar que incide sobre a célula fotovoltaica provoca a liberação de elétrons, os quais são orientados pelo campo elétrico. Esses movimentos dos elétrons são chamados de cargas elétricas. Quanto maior a incidência da radiação, maior será a corrente gerada.
ENTENDI O EFEITO FOTOVOLTÁICO, MAS E DEPOIS?
Após o painel fotovoltáico reagir com a luz do sol e produzir energia elétrica, ainda não é possível utilizar os aparelhos, pois essa energia deve ser transformada em corrente alternada. Entra em ação então o Inversor Solar. O inversor converte a energia solar dos painéis fotovoltaicos para corrente elétrica alternada (CA). Simplificando: o inversor pega a energia gerada pelos painéis solares (que não podem ser usadas) e transforma em corrente que pode ser usada nos aparelhos elétricos.

ESSA ENERGIA QUE ESTAREI USANDO É DE GRAÇA?
A energia elétrica que é transformada pelo inversor vai para o seu quadro de disjuntores e é distribuída para seu empreendimento ou residência
Como esta energia é você que gerou, não haverá custo por sua utilização. Portanto, é possível reduzir a energia que você compra da distribuidora e consequentemente diminuir sua conta no final do mês.
GOSTEI, MAS E SE EU NÃO GASTAR TODA A ENERGIA GERADA?
Junto com a instalação do sistema, você terá que instalar um novo medidor de energia (relógio de luz) que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia). Isso quer dizer que ele consegue medir tanto a energia vinda do sistema de distribuição da cidade, como a energia gerada pelas placas solares. A troca do medidor é por conta da concessionária de energia.
Quando a energia solar tem uma taxa de produção maior que a de consumo, ela vai para a rede de créditos de energia. Que basicamente te dá um crédito para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema.
No final do mês quando vir a conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se a produção for maior que o consumo, você terá créditos de energia, garantindo ainda mais economia na sua conta de luz.
Você produz energia limpa, com uma fonte gratuita, ajudando o meio ambiente e reduzindo sua conta de luz!
O MEU ACESSO A REDE ELÉTRICA É DIFÍCIL, AINDA ASSIM POSSO USAR A ENERGIA SOLAR?
Ainda no sistema fotovoltaico, existe o sistema isolado (off-grid) que são caracterizados por não serem conectados à rede elétrica diretamente, ou seja, o sistema se auto-sustenta através da utilização de baterias.
Esse sistema possibilita gerar energia elétrica em localidades não atendidas pela rede comum. Assim como o sistema de geração usual, o isolado também possui as placas solares, inversores e controladores de carga. A diferença está porém no uso de baterias de armazenamento que por sua vez garantem o funcionamento do sistema sem uma conexão direta a rede elétrica.
Nós da CM Solar estamos sempre dispostos a sanar todas as suas dúvidas quanto ao funcionamento da energia solar, vamos marcar uma conversa?
Sem comentários